terça-feira, 10 de maio de 2011

João Costa e o Represetante de Nunes Freire e Alto-Turi Lançamento do Programa Plano de Qualificação Profissional no Maranhão.

O Jovem João Costa de Gov. Nunes freire e o Representante do Alto-Turi no Lançamento do Programa
Plano de Qualificação Profissional no Maranhão. Realizado em São Luís



10 de maio – já consagrado como o Dia do Emprego –, a governadora Roseana Sarney lança o programa “Maranhão Profissional”, em solenidade hoje pela manhã  as 10h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. O governo classificou como um plano grandioso que visa qualificar mão de obra local para suprir a demanda dos empreendimentos instalados e em fase de implantação no estado, priorizando as oportunidades de emprego e renda para a população local, com inclusão social e combate à pobreza extrema.

 Segundo Macedo, essa nova realidade de crescimento do Maranhão é sustentada em investimentos concretos em diversos segmentos econômicos, atraídos pelas vantagens comparativas e competitivas do estado (localização privilegiada, infraestrutura, portos, ferrovia, rodovias, energia, água) e na credibilidade do governo.
A governadora citou como motor dessa nova era para a economia do estado a instalação de grandes empreendimentos em vários municípios maranhenses, como a Refinaria Premium I, em Bacabeira, a Aciaria em Açailândia, a mineração de ouro em Centro Novo e Godofredo viana, a fábrica de celulose em Imperatriz, duas plantas de produção de cimento em São Luís, complexo avícola em Balsas, e agora a exploração de gás natural e perspectiva de petróleo nos municípios de Capinzal do Norte e Santo António dos Lopes, além de outros investimentos estruturantes como a ampliação do Porto do Itaqui e a duplicação da Ferrovia de Carajás.

Dentre esses investimentos, Roseana Sarney destacou a “grande notícia” dada pela OGX, de que o Maranhão possui uma província petrolífera na região de Capinzal do Norte com potencial estimado em 56 trilhões de pés cúbicos de gás natural (volume equivalente a duas Bolívia) e 1,9 bilhão de barris de óleo. Em pouco tempo o Maranhão será um grande produtor de gás natural e quem sabe até de petróleo, atividade que irá gerar riquezas, novas oportunidades de emprego e renda e atrair mais indústrias para o estado”, afirmou a governadora, garantindo que a Refinaria Premium I é o símbolo desse novo momento pelo qual passa o Maranhão. “A refinaria é um dos maiores investimentos em andamento no estado, que está seguindo plenamente o cronograma”, reforçou o secretário Maurício Macedo, ao lembrar que o empreendimento irá gerar cerca de 132 mil empregos diretos e indiretos, sendo 26 mil somente no pico das obras (Outubro de 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário