terça-feira, 26 de julho de 2011

Jovem pediu ajuda à mãe pelo celular durante ataque na Noruega

'Diga à polícia que tem um homem louco correndo e atirando nas pessoas', suplicou menina na ilha de Utoya; elas trocaram SMS por quase duas horas

BBC Brasil 
A troca de mensagens pelo celular entre uma adolescente norueguesa e sua mãe mostra os momentos de tensão durante o ataque de Anders Behring Breivik na Ilha de Utoya, na sexta-feira. Julie Bremnes, de 16 anos, ligou para sua mãe, Marianne, às 17h10 locais (12h10 em Brasília), para dizê-la que "um homem louco estava atirando" na ilha.
Ela pediu que sua mãe chamasse a polícia e Marianne a pediu que enviasse mensagens de texto periodicamente, para que ela soubesse que a filha ainda estava viva. Julia escapou ilesa do ataque após se esconder na praia, atrás de rochas. O jornal norueguês VG publicou as mensagens de texto trocadas entre mãe e filha, que seguem abaixo.
17h42
Julie: Mãe, diga à polícia que eles precisam ser rápidos. As pessoas estão morrendo aqui!
Marianne: Eu estou tentando, Julie. A polícia está a caminho. Você consegue me ligar?
Julie: Não.
Julie: Diga à polícia que tem um homem louco correndo e atirando nas pessoas.
Julie: Eles precisam vir logo!
Marianne: A polícia sabe e eles já receberam muitas ligações. Está tudo indo bem, Julie. A polícia está nos ligando agora. Dê-nos um sinal de vida a cada cinco minutos, por favor?
Julie: Ok.
Julie: Estamos temendo pelas nossas vidas.
Marianne: Eu sei muito bem disso, querida. Fique escondida, não se mova para lugar algum! A polícia já está a caminho, se já não tiverem chegado! Você está vendo alguém ferido ou morto?
Julie: Estamos nos escondendo nas pedras ao longo da praia.
Marianne: Ótimo! Devo pedir a seu avô que vá até aí e pegue você quando tudo estiver seguro outra vez? A escolha é sua.
Julie: Sim.
Marianne: Vamos entrar em contato com seu avô imediatamente.
Julie: Eu te amo, mesmo que me comporte mal de vez em quando.
Julie: E eu não estou entrando em pânico, mesmo que esteja morta de medo.
Marianne: Eu sei, minha querida. E nós também amamos muito você. Você ainda consegue ouvir tiros?
Julie: Não.
18h15
Marianne: Você ouviu alguma coisa das outras pessoas? Seu avô está indo até aí.
Julie: A polícia está aqui.
Marianne: Dizem que a pessoa que está atirando está vestida com um uniforme de polícia. Tenha cuidado! O que vai acontecer com vocês agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário