sexta-feira, 10 de junho de 2011

AGORA É OFICIAL: 2ª CONFERENCIA NACIONAL DE JUVENTUDE; MARANHÃO PRESTIGIA O EVENTO


Blog do Assis Filho




BRASÍLIA (DF) - A 2ª Conferência Nacional de Juventude foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (7/6), no Palácio do Planalto, pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).O processo da Conferência já está acontecendo em diversos estados e municípios, com a formação das comissões que vão organizar as etapas preparatórias para o encontro nacional, agendado para o período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.


O evento contou com a presença do ministro da Secretaria-Geral (SG), Gilberto Carvalho, do secretário executivo da SG,Rogério Sottili, da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, da presidente da comissão organizadora da Conferência, Ângela Guimarães, e do presidente do Conjuve, Gabriel Medina, além de parlamentares federais e estaduais, gestores de juventude e representantes de movimentos sociais e juvenis.


Na abertura do evento, o ministro Gilberto Carvalho ressaltou os esforços da SNJ e do Conjuve para realizar a 2ª Conferência Nacional de Juventude que, segundo ele, não deve ser vista como o objetivo final. O encontro deve ser um instrumento para o exercício pleno da cidadania, assegurando a participação da juventude na construção de uma política que permita ao jovem cumprir o lema “conquistar direitos e desenvolver o Brasil”, proposto para a Conferência. Gilberto afirmou, ainda, que a conquista definitiva dos direitos juvenis não beneficiará apenas esse público, mas toda a sociedade, aumentando as chances de o país crescer com mais justiça e equidade.


A secretária Severine Macedo, a presidente da comissão organizadora da Conferência, Ângela Guimarães, e o presidente do Conjuve, Gabriel Medina, também destacaram a importância da nova Conferência para fortalecer apolítica juvenil, que deve definir claramente quais são os direitos dos jovens e criar instrumentos que garantam o seu cumprimento pelos governantes, em nível federal, estadual e municipal. Nesse sentido, eles destacaram a importância dos parlamentares aprovarem o Plano Nacional e o Estatuto da Juventude, em tramitação na Câmara dos Deputados.







Assis Filho representar maranhão no lançamento 2ª Conferência Nacional de Juventude





O Secretário Adjunto de Juventude do Governo do Estado do Maranhão,e o membro do Conselho Estadual de Juventude, Assis Filho que também é vereador de Pio XII, estiveram presentes em Brasília (DF) para o lançamento oficial da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude representando o Maranhão.



O lançamento foi seguido de uma reunião no dia posterior com todos os gestores de juventude do país para tratar do andamento das conferências nos estados.



No Maranhão, o conselheiro Assis Filho informou que a COE - Comissão Organizadora Estadual já foi publicada no Diário Oficial e que a governadora entre de alguns dias estará assinando o decreto que convoca a conferência estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário