segunda-feira, 27 de junho de 2011

Maranhão Profissional capacitará internos Complexo de Pedrinhas


Segunda etapa do programa foi lançada nesta manhã, no Cetecma da Praia Grande.

 A inclusão dos detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas foi a novidade na solenidade de lançamento da segunda etapa das ações dos cursos do Programa Maranhão Profissional. A solenidade ocorreu, nesta manhã (27), no Centro de Educação Tecnológica (Cetecma), localizado na rua Portugal, na Praia Grande, e contou com a presença da governadora Roseana Sarney, além dos secretários de Ciência e Tecnologia, (Sectec), João Bernardo Bringel, Trabalho e Economia Solidária (Setres), José Antônio Heluy e Administração Penitenciária, Sérgio Tamer [esse último discursou por meio de videoconferência].
Em entrevista ao repórter Jorge Aragão, no Ponto Final, na rádio Mirante AM, a governadora Roseana Sarney reafirmou que o programa Maranhão Profissional tem como principal objetivo a qualificação do jovem maranhense para os empreendimentos que chegam ao Maranhão. "Estamos investindo aproximadamente R$ 100 bilhões em investimentos que vão gerar emprego no Estado. Não podemos perder espaço e o Maranhão Profissional é um programa importante para preparar os nossos jovens para o mercado de trabalho, onde eles possam ganhar e contribuir para a economia e o futuro do Maranhão", esclareceu.
Roseana, também, destacou a inclusão dos internos de Pedrinhas no programa. "Foi muito bem pensado pelos nossos secretários, nossos técnicos, a inclusão dos internos de Pedrinhas no processo. É necessário que eles tenham uma atividade profissional, pois ao sair do presídio eles precisam ser ressocializados", defende.
Nesta fase, serão oferecidas 6.352 vagas em capacitações nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Eletrônica de Manutenção, Telecomunicações e Segurança do Trabalho. Além dos internos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, eis os municípios que serão contemplados: Arari, Capinzal do Norte, Cururupu, Dom Pedro, Grajaú, Itapecurum-Mirim, Miranda do Norte, Palmeirândia, Penalva, Pindaré-Mirim, Rosário, Santa Rita, São João dos Patos, São Mateus do Maranhão, Turiaçu, Viana e Vitória do Mearim, além de internos da penitenciária de Pedrinhas e do Presídio Feminino.
A primeira etapa de cursos do Maranhão Profissional, com 2.048 vagas, foi iniciada no dia 17 de maio último. Os cursos são resultado da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres).
As salas de aula dos Cetecmas são equipadas com a tecnologia IPTV, serviço de TV digital semelhante às redes de tevê por assinatura, que permite a interatividade entre as turmas dos 10 municípios - numa espécie de aula por videoconferência. Além disso, há a presença de instrutores e coordenadores pedagógicos em cada turma.

Um comentário:

  1. já que vc não segue, mais Visite meus blogs http://noticiapresiddentemedici.blogspot.com/ ........... http://gospelmedici.blogspot.com/

    grato pelas visitas...........

    ResponderExcluir